Ninguém gosta de estar em uma cozinha com fumaça e cheiro forte de fritura, certo? Infelizmente é difícil evitar que a gordura e a fumaça se propaguem pelo ambiente quando cozinhamos – até mesmo quando não usamos óleo ou não fazemos nenhuma fritura. Pensando nisso, para assegurar o conforto da cozinha, muitas pessoas optam por instalar coifas, exaustores ou depuradores de ar. Mas você sabe a diferença entre eles e qual é o ideal para sua casa?

Confira essas dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha pro seu ambiente:

Exaustor
Este aparelho tem funcionamento parecido ao do ar-condicionado. Ele suga o ar de dentro da cozinha e troca por ar vindo de fora. Por isso, o exaustor para cozinha precisa ser instalado a 2,5 m do chão e requer uma tubulação estilo chaminé para funcionar – o que torna a sua instalação em uma residência um pouco mais complicada.

Depurador de ar
Em vez de trocar o ar de dentro pelo de fora, o depurador filtra a gordura, que é retida por uma placa de inox dentro do aparelho. Apesar de ter potência menor que a de uma coifa ou de um exaustor para cozinha, o depurador de ar pode ser instalado de forma mais simples, sem precisar de tubulação para expelir o ar, e funciona bem em ambientes pequenos, sendo ideal para apartamentos ou casas menores.

Coifa
As coifas para cozinha podem funcionar tanto como exaustores, trocando o ar quente do ambiente pelo ar frio externo, quanto como depuradores, filtrando a gordura presente no ambiente. Essa dupla função é uma das principais vantagens do produto sobre os outros, mas o consumidor precisa escolher qual delas ele vai utilizar na hora de instalar o aparelho – não é possível usar os dois ao mesmo tempo. Os modelos variam entre as coifas de teto e as de ilha. São capazes de filtrar até 90% da gordura do ambiente.

Qual escolher?
Agora que você já viu como funciona a coifa e os demais aparelhos, saiba também que existem alguns aspectos que você precisa levar em conta na hora de escolher entre coifa, exaustor e depurador de ar. Confira na tabela abaixo as principais características de cada um deles:

Fonte: Site Facilita Consul